Avaliação


Resultados da Avaliação do Projeto “Semear para colher” 

 

1. Docentes Colaboradores:


A) Planificação do trabalho:



B) Desenvolvimento do projeto:



C) Grau de satisfação pessoal:

Escala: (1) – Muito Pouco a (5) – Muito.



D) Avaliação global do projeto:

Alguns comentários:

“O projeto é interessante, desperta e motiva os alunos para matérias e temas curriculares e socialmente importantes. Pessoalmente gostei de participar e foi motivador e inovador para os alunos (meus e de outras turmas) com quem trabalhei.”
Gonçalo Torgal, Grupo 600

“O projeto foi muito ambicioso e pecou apenas por falta de tempo, tenho a certeza que irá ainda evoluir imenso em relação ao muito do que já foi alcançado.”
Eduardo Roque, Grupo 550

“Projeto que revela grande interdisciplinaridade para além de permitir uma interação entre alunos de diferentes níveis etários.”
Maria Etelvina Dias, Grupo 520

“Acho o projeto interessante e importante para os alunos verem as várias etapas de qualquer projeto e para além disso tem um efeito contagioso.”
Cármen Martins, Grupo 530

E) Conclusão: 

Os docentes colaboradores consideraram que: foram definidos os objetivos; foram definidos recursos; foram elaboradas etapas de procedimento; foram feitas diligências para integrar entidades locais no projeto; houve adesão por parte dos alunos; houve interação/cooperação entre a equipa de professores; houve reajustamento/reformulação do projeto; foram atribuídas tarefas específicas a grupos de alunos; algumas das atividades foram desenvolvidas na sala de aula mas houve necessidade dos alunos realizarem tarefas extra-aulas. Relativamente à realização pessoal, foi referido um elevado grau de envolvimento; uma forte capacidade de adaptar-se ao trabalho em equipa; um bom grau de entusiasmo para mobilizar os alunos para o projeto; e grande motivação para realizar outros projetos.

2. Não Discentes:


Escala: (1) – Muito Pouco a (5) – Muito.




Parecer global:

Alguns comentários:

“É um projeto muito bem desenhado, com a intervenção de várias disciplinas e de alunos de diferentes anos do 3.º CEB. Para além da interdisciplinaridade e da participação ativa de muitos alunos, é de salientar a produção de muitos materiais e a realização de inúmeras atividades.”
Deolinda Silva, Coordenadora de Projetos e Professora de Biologia.


“Penso que é um projeto que pode mudar atitudes/comportamentos para com o meio ambiente e inverter a situação atual de contínua perda de biodiversidade agrícola, contribuindo assim para o conhecimento e conservação da natureza.”
Odete Silva, Encarregada Operacional


“Este projeto permite aos alunos o contato com a solidariedade social e a necessidade de estarmos todos consciencializados de que a solução para os problemas que afetam o nosso planeta passa por cada um de nós.”
Pedro Nunes Guedes, Assistente Técnico


Conclusão:
Este inquérito foi distribuído por diversos elementos da comunidade educativa: assistentes operacionais, assistentes técnicos, docentes, adjuntos de direção, encarregados de educação, entre outros. Na sua maioria referiu que: a ideia inicial do projeto despertou-lhe interesse; o projeto foi relevante para comunidade escolar; o projeto foi relativamente relevante para a comunidade local; o projeto foi muito relevante para as aprendizagens dos alunos; o projeto foi muito relevante para a integração dos alunos no espaço escolar; o projeto foi muito relevante para a valorização do espaço escolar; o projeto foi relevante para a valorização da escola como espaço social.

3. Discentes:


Escala: (1) – Muito Pouco a (5) – Muito.


Parecer global:

Alguns comentários:


 “Eu acho que este projeto é muito interessante. Gostei muito da ideia de toda a escola ter participado.”
Angelina Filipa, 7.º E


“Acho que o projeto é muito interessante e muito positivo para a escola.”
Ana Silva, 8.º E


“O projeto é muito interessante e está a contribuir para adquirirmos mais conhecimentos.”
Margarida Santos, 8.º E


“É um projeto interessante, onde pudemos aprender mais sobre a compostagem. Gostei muito e espero que o projeto se desenvolva durante os próximos anos.”
Maria Nunes, 8.º E


“Gostei muito deste projeto, acho interessante e gostei de trabalhar nele.”
Ana Rita, 9.º D


“Devem fazer mais projetos deste género.”
Diogo Duarte, 9.º B


Conclusão:

Os alunos participantes tiveram muito interesse quando lhes foi falado do projeto; tiveram alguma dificuldade nas tarefas propostas; gostaram muito desta atividade; com este projeto adquiriram muitos conhecimentos; no geral, acharam que houve interdisciplinaridade; consideraram o projeto relevante para a comunidade escolar e para a comunidade local e consideraram que foi bem implementado. Ou seja, o grau de satisfação pessoal dos alunos foi elevado.