Práticas Agrícolas


O trabalho desenvolvido concentrou-se no ensino das práticas essenciais da agricultura. Os alunos começaram por tomar conhecimento da influência do terreno. Ao fazerem recolha de várias amostras de terra disponível na escola, verificaram que esta era argilosa e ligeiramente ácida. O local com solo de melhor qualidade situava-se numa zona de árvores e mesmo esse necessitava de ser corrigido. Para permitir uma melhor absorção de água e nutrientes, o solo da escola foi misturado com estrato vegetal e húmus. O solo, depois de preparado foi colocado nas diversas vaseira e canteiros.

Preparado o solo, foi elaborada a sementeira. Reutilizando caixas de esferovite cedidas pelas peixeiras locais, os alunos fizeram sementeiras de alfaces, salsa, coentros e penca. Passadas 3 semanas, as sementeiras estavam prontas para serem transplantadas. Como o terreno para a horta não estava preparado, as alfaces, a salsa e os coentros foram transplantados para as vaseiras da horta vertical e da estufa. O processo de tratamento do solo, produção de sementeira, transplantação e tratamento das plantas obedeceu a um guia de orientação e foi registado fotograficamente. Todos os alunos envolvidos no projeto tiveram oportunidade de trabalhar na produção agrícola, mas foi dado um destaque especial aos alunos de Educação Especial.

1. Preparar o terreno.


2. Semear


3. Transplantar



4. Regar



5. Cuidar...

Práticas Agrícolas – Educação Especial

A participação dos alunos de Educação Especial com currículo específico individual teve como principais objetivos a participação em atividades de grupo, adotando um comportamento construtivo, responsável, solidário, o contacto com a natureza e o desenvolvimento do sentido de responsabilidade pela dinamização de um pequeno espaço exterior na escola. 
Deram os primeiros passos na aprendizagem da identificação de algumas plantas, flores e alfaias, da preparação da terra para cultivo ou plantação, na limpeza de alfaias bem como na identificação de regras e cuidados de segurança. 
Para que o espaço exterior fosse tradutor do trabalho realizado, pintaram-se duas paredes que aludem às atividades desenvolvidas em parceria com a oficina pedagógica de pintura. 
As fotografias ilustram alguns dos momentos de aprendizagem proporcionados pela participação neste projeto. 

1. A preparação da terra e “apropriação” do espaço




2. Semeio e plantação



3. O processo de crescimento e tratamento até à colheita (favas, couve-flor, alface, flores)