Estufa


Seleção do espaço de acordo com as características do terreno e exposição solar.
A seleção do espaço ficou ao cargo da turma 9.º D que, durante as aulas da disciplina de Geografia, definiram os critérios necessários para a seleção de locais adequados à prática agrícola. De acordo com esses critérios, realizaram uma aula de campo na qual se deslocaram pelos diversos espaços da escola e selecionaram aqueles que mais se adequavam à localização da horta, da estufa, dos jardins verticais e dos compostores.
Após terem sido selecionados os espaços destinados a cada uma das estruturas, a Junta de Freguesia de Arcozelo foi contatada no sentido de ajudar a escola na limpeza dos locais.
A base de madeira da estrutura da estufa foi montada com a colaboração de funcionários da Junta de Freguesia de Arcozelo. As paredes e o telhado da estufa foram cobertos com garrafões PET. Inicialmente, os garrafões foram abertos e trabalhados pelos alunos do 8.º ano das turmas B, C, D, E, F e I, durante as aulas de Educação Tecnológica. Posteriormente, estes foram associados à estrutura de madeira pelos alunos do 9.º ano das turmas A, B, C, D, E, F e G, durante as aulas de Educação Tecnológica ou em períodos extra-aulas com os respetivos professores de Ciências Físico-Químicas




 





Construção de uma estufa.
A planificação da construção da estufa ficou ao cargo das turmas do 7.º E, 7.º F, 9.º B e 9.º D. As turmas do sétimo ano, procederam a construção de pequenas maquetes das telhas a utilizar na estufa e dos suportes dos garrafões. Estas turmas com a ajuda do professor de Educação Visual também elaboraram um esboço em papel da estrutura da estufa. As turmas do 9.º ano, a partir do esboço elaborado pelos alunos do 7.º E e F e com a orientação da docente de Ciências Físico-Químicas, procederam à elaboração de um documento com a planificação da construção.


MÉTODO:
1. Construção da estrutura de madeira:
A estrutura de madeira para suporte das garrafas PET foi montada com a colaboração de funcionários da Junta de Freguesia de Arcozelo.


2. Corte e preparação dos garrafões:
O corte e a preparação dos garrafões foram realizados pelos alunos do 8.º e do 9.º ano durante as aulas de Educação Tecnológica ou em tempos extracurriculares.

Para cortar as telhas:



3. Montagem das paredes:
Os garrafões foram fixados na estrutura de madeira usando parafusos na forma de gancho e arame. 

3.1. Pregar os ganchos:



3.2. Prender o arame no gancho:


3.3. Preencher o arame com os garrafões:


3.4. Esticar e prender o arame na trave:


4. Montagem do telhado:
 As telhas foram agrafadas em linhas de 16 elementos e posteriormente fixadas na estrutura de madeira



5. Construção do suporte para as vaseiras:
O suporte para as vaseiras foi construído a partir de paletes de madeira. 



EVOLUÇÃO